E-MAIL: contato@pgfconsulting.com.br

TELEFONE: (13) 4141-3741

WHATSAPP: (13) 99145-4530

Av. Conselheiro Nébias, 754/756 - conj. 1813

Boqueirão, Santos/SP - CEP.: 11045-002

SIGA-NOS:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

Copyright © 2016 PGF Consulting - Todos Direitos Reservados

ENTRE EM CONTATO:

Dicas Para Criar o Currículo Ideal

17/10/2016

 

A importância do Currículo

 

Apesar da concorrência no mercado de trabalho ser grande, o candidato deve ter em mente que ela pode ser vencida nos detalhes. E para isso é crucial que ele se prepare o máximo possível para o processo seletivo.

 

Esse processo é constituído de algumas etapas, sendo que a primeira delas é justamente a triagem dos Currículos.

 

Proveniente do latim Curriculum Vitae, que quer dizer “Trajetória de Vida”, ele em um primeiro momento será não só um breve descritivo pessoal e profissional do candidato, como a imagem do candidato em si. E quando dizemos que “a primeira impressão é a que fica”, podemos afirmar que ela ocorre no momento da leitura daquele simples pedaço papel.

 

Por isso devemos ter tanto cuidado em sua preparação e preenchimento, pois ele será determinante para o seu ingresso no processo seletivo e em todas as etapas dele.

O Currículo, em um primeiro momento, será não

só um breve descritivo pessoal e profissional do

candidato, como a imagem do candidato em si.

O Currículo Ideal

 

Existem 3 principais características que fazem do currículo uma arma eficaz para a introdução do candidato no mercado de trabalho. São elas:

 

1) Bom aspecto – Como já disse, o currículo inicialmente é o grande responsável pela formação da sua imagem como candidato (independente de ter uma foto nele ou não), e com isso não podemos descuidar da aparência do documento. Da mesma forma que devemos escolher uma roupa adequada para a entrevista, o currículo merece o mesmo cuidado no quesito visual. Sendo assim, escolha fontes mais sóbrias, não abuse de elementos gráficos e só adicione foto caso seja uma exigência do recrutador;

 

2) Ser conciso – Mesmo que você tenha uma carreira cheia de conquistas e experiências, devemos guardar os detalhes para a entrevista. O currículo precisa cativar o recrutador e não deixa-lo entediado. E, assim como em um bom livro, o currículo deve fazer com que seu leitor queira chegar ao final e não que ele pare no meio. Para isso, selecione bem as informações que irá colocar, com foco naquilo que é pertinente à vaga que está pretendendo concorrer;

 

3) Fácil compreensão – Aqui existem dois principais aspectos determinantes para que seu currículo seja de fácil compreensão. O primeiro é a língua portuguesa. Um documento sem erros de regência, concordância e ortografia facilita o entendimento, tornando a leitura mais clara e natural. O outro aspecto é a organização das informações. Utilize parágrafos curtos, separe em tópicos e atente para que o conteúdo siga uma sequência lógica e temporal.

 

 

Os Tipos de Candidatos

 

Vale salientar que o currículo é um documento pessoal e por esse motivo cada candidato terá que adequá-lo à sua “Trajetória de Vida”. Enquanto alguns estão apenas começando suas carreiras, outros já possuem uma vasta experiência profissional.

 

No entanto, esse fato não deve ser motivo de preocupação para o candidato. O mercado de trabalho necessita de todos os tipos de profissionais, desde os menos experientes até os mais maduros.

 

Por isso, seja sincero em seu preenchimento e não desista. Esteja certo de que o seu momento chegará.

Vale salientar que o currículo é um documento

pessoal e por esse motivo cada candidato terá

que adequá-lo à sua “Trajetória de Vida”.

Modelo de Currículo

 

Nós da PGF Consulting criamos um modelo de currículo para ajudá-lo.

Faça o download clicando no link abaixo:

 

Modelo de Currículo PGF Consulting

 

E não se esqueça que cada vaga e cada candidato possuem características e peculiaridades individuais. Por isso, preencha o seu currículo levando sempre em consideração e alinhando dois pontos cruciais: 1) Sua experiência profissional; 2) As informações (Principais Competências, Formação Acadêmica e Cursos) que são relevantes à vaga.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Por que fazer a Orientação Vocacional?

January 25, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • logo-instagram
  • Twitter Basic Square