top of page

Fui Demitido! E Agora? Saiba Como Retornar ao Mercado de Trabalho


Transição de Carreira

Caso você esteja procurando uma maneira de se recolocar no mercado de trabalho e não saiba por onde começar, aqui vai a primeira dica. Não entre em pânico.

Procurar por trabalho exige organização, estratégia e foco nas atitudes corretas. E para isso o desespero não ajuda em nada. Calma e equilíbrio serão suas principais armas em um primeiro momento.

 

Procurar por trabalho exige organização,

estratégia e foco nas atitudes corretas. E para isso o desespero não ajuda em nada. Calma e equilíbrio serão suas principais armas em um primeiro momento.

 

Tudo bem. E o que faço depois?

O nosso dia a dia e a maneira como conduzimos a vida, muitas vezes não permite que prestemos atenção nos detalhes. Só que alguns desses detalhes podem ser a resposta de possíveis insatisfações com sua carreira. Fato que também pode estar afetando seu desempenho e motivação.

Por isso, agora que você tem mais tempo livre, reflita sobre toda a sua carreira e o que quer fazer com ela daqui para frente. Esse é um ótimo momento para avaliar todas as suas conquistas e aprendizado que acumulou, bem como, ponderar sobre o seu futuro. Dessa forma, ficará mais fácil traçar estratégias e agir.

E depois dessa análise pessoal de autoconhecimento, veja abaixo os pontos principais a serem observados:

1) Currículo

Mesmo com todos os avanços, inovações e a explosão do fenômeno das redes sociais, o “bom e velho” currículo ainda é a principal estratégia de marketing existente para a conquista do emprego e onde todo o seu plano de recolocação será baseado.

Leia nossa matéria Dicas Para Criar o Currículo Ideal, onde falamos sobre sua importância, damos dicas para preenche-lo e fornecemos um modelo de currículo.

2) Rede de Contatos / Networking

Nossa rede de contatos é sem dúvida um dos melhores caminhos para a recolocação no mercado de trabalho. Por isso, você deve cultivá-la não só no momento em que foi demitido, mas sempre. Acione seus contatos e trabalhe para ampliar sua rede.

3) Sites de Emprego

Os sites de emprego podem ajudar a divulgar o seu currículo e muitas empresas se utilizam deles para buscar candidatos.

Mas não cadastre seu currículo em qualquer vaga. Isso não será produtivo e fará com que perca tempo. Tenha bastante certeza do seu objetivo e concentre todos os esforços nele.

4) Mídias Sociais

Quanto às mídias sociais, note que elas podem tanto alavancar sua carreira e suas chances de recolocação, como acabar com ambas.

Cada vez mais os recrutadores estão investigando os candidatos em suas redes sociais, inclusive naquelas que não são voltadas à sua experiência profissional, como Facebook, Twitter, Instagram...

E por falar em rede social de negócios, não podíamos deixar de citar o LinkedIn. Uma ferramenta poderosa para divulgar sua experiência profissional e também para ampliar a rede de contatos. Mas ela segue a mesma regra das outras. Pode te ajudar ou atrapalhar. Por isso, muito cuidado em sua elaboração.

5) Processo Seletivo

Após trabalhar tudo que foi dito até agora, nada mais justo do que ser recompensado. E essa recompensa será o contato do recrutador avisando-o que seu currículo foi selecionado e que você fará parte do processo seletivo.

Cada empresa adota seu procedimento nessa fase, podendo incluir uma ou mais entrevistas em português ou em outras línguas, avaliações de conhecimentos técnicos/específicos, avaliações psicológicas, cases, dinâmicas de grupos, dentre outras ferramentas.

Por isso, esteja preparado para que não tenha surpresas. Pois quanto mais você se preparar, mais tranquilo e confiante estará.

 

Devido à enorme concorrência apresentada no mercado

de trabalho da atualidade, muitos profissionais estão recorrendo a serviços de Consultoria de Carreira.

 

Consultoria de Carreira

Devido à enorme concorrência apresentada no mercado de trabalho da atualidade, muitos profissionais estão recorrendo a serviços de Consultoria de Carreira.

Trata-se de um serviço onde consultores qualificados acompanharão e guiarão o candidato por todas as fases que acabamos de ver nessa matéria.

Ou seja, ele será assessorado e aconselhado não só quanto à reflexão dos novos rumos de sua carreira e a confecção do currículo, como durante todo o processo seletivo, podendo indicá-lo à vagas em empresas parceiras, consultorias de RH e headhunters.

Para quem seria indicado o serviço de Consultoria de Carreira? Para pessoas que estejam no seguinte momento de sua vida: - Escolhendo uma carreira; - Revisando a atual carreira; - Buscando recolocação no mercado; - Em transição para um nova carreira.

A PGF Consulting é especializada em Consultoria de Carreira e caso queira mais informações, clique aqui.

 

207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page